Objetivo do curso:
Desenvolver competências básicas de utilização da plataforma Moodle, fundamentais para a organização e estruturação das unidades curriculares no contexto do ensino a distância.
Conteúdos do curso:
- Passagem da modalidade presencial para a modalidade a distância – alguns aspetos elementares;
- Sessões síncronas e assíncronas;
- Elaboração do roteiro da UC;
- Configuração e organização de uma disciplina;
- Inscrição de utilizadores;
- Criação de grupos;
- Inserção de recursos (Separador; Incorporar vídeo; Ficheiro; Pasta; url; Página);
- Configuração de atividades (Glossário; Fórum; Trabalho);
- Acesso aos relatórios da plataforma (monitorização dos acessos e da participação dos estudantes nas atividades).
Organização do curso:
Estão previstas três sessões síncronas, com a duração de duas horas cada (7, 9 e 14/04 às 10:00), dedicadas à apresentação de conteúdos, à demonstração da configuração de recursos e atividades da plataforma Moodle, e ao esclarecimento de dúvidas dos docentes.
Caso não possam estar presentes nas sessões síncronas, poderão aceder às gravações posteriormente, que serão disponibilizadas na plataforma.
O curso decorrerá na plataforma eraizes, onde encontrarão todas as informações necessárias, nomeadamente tutoriais de apoio e a descrição das tarefas a realizar autonomamente.
Estima-se que os docentes dediquem entre uma a duas horas por dia à realização das tarefas do curso, excluindo os dias de feriado e do fim de semana da Páscoa.
Formadoras:
Ana Torres, Marisa Correia, Perpétua Santos Silva e Raquel Santos.