eLearning IPSantarém

NOTÍCIAS

25 agosto 2020

NEW EC DIGITAL EDUCATION ACTION PLAN PUBLIC CONSULTATION - REMINDER!

Dear EDEN Members,


Le us kindly remind you all that in September 2020, the European Commission will adopt a new Digital Education Action Plan promoting high-quality, accessible and inclusive education and training in the digital age. In the past months, due to the COVID-19 pandemic, there was an unprecedented switch to distance and online learning to ensure continuity of the education and training process. The crisis demonstrated that reinforced efforts are needed at the EU level to promote the availability of digital infrastructure and the possession of digital skills among learners, educators and parents. To inform the new Digital Education Action Plan and to gather the views and experiences of citizens, institutions, organisations and companies during the coronavirus crisis, the Commission launched an open public consultation on 18 June, to which to can have access by clicking HERE

The consultation will run until 4 September 2020. It is available in all official EU languages. The process will be complemented by a series of outreach events engaging a wide range of stakeholders. The Action Plan contributes to the European Commission’s broader ambition to create a European Education Area by 2025. You are kindly invited to participate in the consultation, sharing your experiences and expertise.

Upcoming EDEN events:

 

CONFERENCE HOME | CALL | CONFERENCE TRACKS

Call is open, submissions to the Lisbon Research Workshop are welcome by 15 September! The conference is hosted by LE@DUniversidade Aberta (UAb) Lisbon, Portugal

aberta

27 março 2020

Contas PRO - FCCN - tutorial para o utilizador (procedimentos para que as sessões não terminem aos 40 minutos em contas pro)

Tendo alguns utilizadores da comunidade IPSantarém reportado que, apesar de terem contas federadas Colibri-Zoom PRO as suas sessões estão a cessar aos 40 minutos, contactámos a equipa Colibri da FCCN que nos enviou o seguinte TUTORIAL. Tendo recomendado utilização moderada da ferramenta reforçou, no entanto, a seguinte informação:

“Face à crescente procura do serviço, neste momento, pede-se uma maior atenção e moderação na sua autenticação. O Colibri, trabalha com contas flutuantes, para todos os membros da rede RCTS. As contas Pro são válidas até duas horas após ter sido realizado o login federado na plataforma. Caso não esteja em reunião duas horas após o login a sua conta irá ser reduzida para BASIC. Terá de voltar a proceder à autenticação, sempre que quiser moderar uma nova reunião.”

Aproveitamos a oportunidade para recordar que existem outras ferramentas à disposição dos utilizadores para dinamizar as unidades curriculares na modalidade de ensino a distância sem que seja necessário fazer uma transposição das aulas presenciais para sessões síncronas via zoom devendo, esta opção, ser usada com moderação – além da sobrecarga das plataformas poderá ser desmobilizadora para os estudantes caso não exista uma articulação intra cursos e se vejam obrigados a assistir a sessões síncronas consecutivas.

Reforçamos a nossa disponibilidade para dar apoio.

Perpétua Santos Silva
Marisa Correia

26 março 2020

Notícia da A3ES - Deliberação sobre os processos temporários de ensino-aprendizagem

O encerramento das atividades presenciais nas instituições de ensino superior e a implementação do estado de emergência aconselha que sejam estimulados os processos de ensino-aprendizagem à distância, mantendo as atividades letivas através da interação por via digital entre estudantes e docentes. Neste sentido, a A3ES compreende e estimula a utilização desses processos à distância durante o período de crise em que nos encontramos, chamando, no entanto, a atenção das instituições para que devem sempre ter em conta o número 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 133/2019, de 3 de setembro, onde se estabelece que “A ministração de ciclos de estudos à distância é admissível quando adequada aos respetivos objeto e objetivos” (e.g. estágios e/ou aulas laboratoriais).

  SABER MAIS

24 março 2020

Recordamos as ferramentas de apoio à comunicação a distância disponibilizadas pela FCCN

Pode aceder a partir dos TUTORIAIS

A FCCN – Unidade de Computação Científica Nacional, inserida na FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, presta auxílio às instituições de ensino superior e de investigação nacionais. Nesse sentido, recordamos as ferramentas disponibilizadas que poderão ser de especial utilidade, nesta conjuntura que atravessamos. 

Para mais informações sobre os serviços FCCN, visite www.fccn.pt ou entre em contacto com as nossas equipas especializadas.

COLIBRI
Graças a este serviço de colaboração Web, é possível encontrar um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões a distância. O Colibri permite realizar sessões de videoconferência com capacidade para 300 participantes por sessão. É possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e ecrã. As sessões podem ainda ser gravadas, para registo e disponibilização posterior, através do serviço Educast.
E-mail: colibri@fccn.pt

VIDEOCAST
Com o Videocast é possível fazer a transmissão de vídeo em direto para todo o mundo, via Internet, sem anúncios ou interrupções. O conteúdo é partilhado de forma simples, através de uma página web com chat integrado, sendo possível partilhar uma aula ou formação com todos os que tenham acesso ao link de transmissão (com opção de controlo por palavra-chave). O serviço é compatível com os principais browsers de internet e dispositivos móveis (smartphones e tablets).
E-mail: servico-videodifusao@fccn.pt

EDUCAST
Através do Educast poderá gravar, editar e publicar vídeos educativos (aulas, formações, tutoriais, etc…). Esta publicação é feita através do upload para um portal pesquisável, que agrega mais de 22 mil vídeos educativos. O Educast permite a edição e publicação, com recurso a software próprio, de forma simplificada, garantindo que os vídeos ficam disponíveis aos alunos em múltiplos formatos (streaming, desktop e mobile).
E-mail:suporte-educast@fccn.pt

NAU
A plataforma NAU – Sempre a Aprender, disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). Caso a sua instituição ative planos de contingência com os seus colaboradores em regime de teletrabalho, poderão dar-lhes a oportunidade melhorar as suas competências em várias áreas do conhecimento. Veja os cursos disponíveis na NAU.

FILESENDER
Com um limite de envio máximo de 100 GB, o Filesender assume-se como a melhor opção para a partilha segura de ficheiros. O Filesender foi desenvolvido tendo em conta requisitos específicos da comunidade académica e científica, permitindo, contudo, que qualquer pessoa possa receber os ficheiros. Esta é a melhor opção para aqueles ficheiros que são demasiado grandes para ser enviados por email.

RECOMENDAÇÕES DA UNESCO

Recomendações da UNESCO sobre o contributo do ensino a distância na resposta ao encerramento de escolas devido à epidemia do COVID-19

UNESCO - SOLUÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA

Para ajudar pais, professores, escolas e sistemas escolares a facilitar a aprendizagem dos alunos/estudantes e fornecer assistência e interação durante os períodos em que a escola está encerrada – Ver lista

MENSAGEM DA EQUIPA COLIBRI - FCCN

O COLIBRI (Ambiente Colaborativo Multimédia – https://colibri.fccn.pt) tem sido uma ferramenta muito usada pela comunidade científica e de ensino superior.
No contexto atual de crise de saúde pública, com medidas de teletrabalho e aulas a distância, teve um incremento exponencial de utilização e passou a ser crítica.
Como tal, temos vindo a aumentar significativamente o nº de licenças “Pro” para reuniões simultâneas, adaptando às necessidades crescentes da comunidade. O uso dessas licenças só é necessário para o “dono” de uma reunião/aula e não para os participantes, que podem ser até 300 por reunião. Temos verificado no entanto que, muitos utilizadores fazem login para assistir a reuniões/aulas, gastando licenças que depois são realmente necessárias para quem quer marcar novas reuniões.
 
A utilização média do serviço antes deste período excecional era de 210 reuniões diárias com 1.990 utilizadores.
Ontem dia 12 de março registámos: 3.574 reuniões e 58.552 utilizadores num só dia.
Estes valores continuam a aumentar.
 
Por forma a preservar a disponibilidade do serviço, tomámos a seguinte medida durante este período de emergência: não atribuir licenças “Pro” a alunos, ficando estas restritas para Professores e Staff das entidades. Algumas notas em relação a esta medida:
– A identificação do perfil para esta decisão, será baseada na informação de autenticação federada que nos chega de cada entidade, de acordo com protocolo assinado deste serviço..
– Os alunos poderão continuar a marcar reuniões, mas em modo “básico” com um limite de 40 minutos.
– Se houver alunos que precisam mesmo de marcar sessões “Pro” sem limitações, terão de pedir a alguém do Staff ou Professores da sua entidade de ensino. 
 
Adicionalmente tivemos de tomar outra medida de contingência, devido ao preenchimento da base de dados global de utilizadores, foi necessário remover alguns dos registos. Esta medida é inócua para os utilizadores em termos de acesso à plataforma, mas em raros casos podem ser limpas sessões previamente agendadas com alguma antecedência. Pedimos que antes das sessões verifiquem o agendamento das mesmas. 
 
Relembramos que têm serviços complementares à disposição como o VideoCastEducast e Nau, para apoio ao ensino a distância.
Estamos a dar o nosso melhor e agradecemos a compreensão para qualquer flutuação dos serviços nestes tempos excecionais.
 
Obrigado,
A equipa do COLIBRI 

MOOC EaD de AaZ 20 março 2020

Duração: 12 semanas (20/03/2020 a 12/06/2020)
João Mattar

O MOOC EaD de AaZ é um curso gratuito e aberto a todos os interessados com dois objetivos principais:

a) servir como apoio a educadores, escolas e instituições de ensino que estejam passando pela migração emergencial do ensino presencial para a educação a distância durante a pandemia do coronavírus;

b) ser um ambiente aberto e interativo para estudo e pesquisa sobre as diversas dimensões da educação a distância.

Ementa: História da educação a distância. Legislação. Mercado e estatísticas. Modelos de EaD. Ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas e tecnologias. Design instrucional e produção de conteúdo. Interação em ambientes virtuais. Tutoria. Apoio ao aluno. Avaliação. Planejamento e gestão. Pesquisa em educação a distância.

ABERTO E GRATUITO – Autoinscrição: https://moocead.net

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

Funcionamento de órgãos colegiais e realização de provas públicas por vídeo conferencia e utilização de meios eletrónicos

Lei n.º 1-A/2020 – (cfr. n.º 2 do artigo 5º)

Nota de Esclarecimento

WEBINAR 24 março 2020

UNESCO learning cities respond to COVID-19

23 Março 2020

ADOBE CREATIVE CLOUD - Acesso temporário

Como resultado do encerramento das escolas, o acesso dos alunos ao Adobe Creative Cloud não está disponível nas salas de aula.
A Adobe fornece ACESSO TEMPORÁRIO em casa a alunos e professores afetados, para que possam continuar o seu trabalho remotamente.

 

Dear Students & Faculty,

As a result of campus closure, student access to Adobe Creative Cloud in labs and classrooms is not available. Adobe has provided temporary at-home access for impacted students and faculty, so that they can continue their work remotely. Please follow the instructions below to enable access to Creative Cloud Desktop Apps on your personal device.

  1. Visit https://creativecloud.adobe.com and use your school credentials to sign in.
  2. If prompted, select Company or School Account and then enter your password. Or provide your credentials in your school’s login screen.


  3. From the Creative Cloud website, browse for and download your desired app. Click Apps on the top of the page to view all apps.

    For more information on how to download or install apps, see Download and Install Creative Cloud apps.
    For Higher Education students to continue developing skills, Adobe offers free “Daily Creative Challenges”. These are guided projects where participants receive creative prompts and connect with pros, mentors, and other students for feedback and support. Click on the app name to learn more: Photoshop, XD and Illustrator. Also, for inspiration and over-the-shoulder learning, watch pros share their creative process on Adobe Live daily at www.behance.net/adobelive.
    For faculty seeking to engage students during campus closures, Adobe has curated resources to help them discover inspiring projects, best practices, and new ideas so they can continue to drive valuable learning in virtual environments. For more information on Adobe’s distance learning resources please click here.
    Regards

Gabinete de eLearning do I.P. Santarém
Escola Superior de Educação de Santarém
Complexo Andaluz  – Apartado 131
2001-902 Santarém
Email: elearning@ipsantarem.pt
Telefone: +351 243 309 180

Made with in #IPSantarém