PLATAFORMA
MOODLE

Configurar Disciplina​

Formato Tópicos – Todos os tópicos

  • A disciplina é organizada em tópicos, aos quais o professor pode dar títulos. 
    Cada tópico consiste num conjunto de atividades, recursos e ajudas. Este formato tem duas variantes, esta disciplina mostra todos os tópicos numa só página.

Formato Tópicos – Um tópico por página

  • A disciplina é organizada em tópicos, aos quais o professor pode dar títulos. Cada tópico consiste num conjunto de atividades, recursos e ajudas. Este formato tem duas variantes, esta disciplina mostra um tópico por página.
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Formato semanal

  • A disciplina é organizada semana a semana, onde a data de início e fim de cada semana aparecem claramente no início do tópico. 
    Cada semana consiste num conjunto de atividades, recursos e ajudas.

Dica: Se pretender que todos os estudantes trabalhem com os mesmos materiais ao mesmo tempo, este é um bom formato para escolher.

Formato Social

  • Este formato é orientado à volta de uma discussão principal, um fórum social, que aprece listado na página.

Este formato pode ser importante discussões livres que podem nem ter um carácter de disciplina.

Formato de atividade única (apenas na versão 2.6 ou superior)

  • Formato único da atividade

Basta selecionar e adicionar qualquer atividade como um formato de curso padrão. (Esse recurso substitui o formato antigo curso SCORM).

Neste caso escolhemos um Fórum.

Ativar Modo de Edição​

As páginas do Moodle só podem ser editadas pelos professores designados para as mesmas, pelos criadores de páginas e ainda pelos administradores do sistema.
O professor, criador ou administrador, quando entra numa página, tem acesso a um Bloco de Administração e um botão fundamental para editar o conteúdo de uma página: “Activar Modo de Edição”.
 
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Clicando neste botão, surgem diferentes icons que lhe permitem editar, adicionar ou remover blocos, atividades e recursos da página.

Inserir e configurar um Recurso - Ficheiro

O recurso Ficheiro permite que um professor insira um ficheiro como um recurso de uma disciplina. Sempre que o navegador o permitir, o ficheiro será exibido dentro da interface da disciplina, caso contrário os alunos poderão fazer o seu download. Este recurso pode incluir ficheiros de suporte, como por exemplo uma página HTML com imagens ou conteúdos em Flash.

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Note que os alunos precisam de ter os programas apropriados instalados nos seus computadores para visualizarem os ficheiros, pelo que devemos privilegiar o formato pdf por ser o mais universal.

Um ficheiro pode ser utilizado para:

  • Partilhar apresentações com a turma;
  • Incluir um mini site como um recurso da disciplina;
  • Disponibilizar ficheiros de certos programas (p. ex. Photoshop .psd) para os alunos editarem e submeterem para avaliação.

Inserir e configurar um Recurso - Pasta

O recurso Pasta permite que o professor disponibilize uma série de ficheiros apenas num link, evitando assim o excesso de ficheiros na página principal da disciplina.

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A pasta pode ser utilizada para:

  • disponibilizar uma série de ficheiros num tópico, por exemplo bibliografia necessária para o exame em formato pdf
  • partilhar ficheiros entre os professores da disciplina (numa pasta oculta à qual os alunos não têm acesso)

Inserir e configurar um Recurso - URL

O URL permite ao professor disponibilizar um link para um conteúdo externo na página principal da disciplina, Tudo o que esteja disponível livremente online, como documentos ou imagens, pode ser partilhado, o URL não necessita de ser a página de um site. Pode copiar e colar o link de qualquer página online ou escolher um link específico de um repositório como o Flickr, YouTube ou Wikimedia (dependendo dos repositórios que estão disponíveis na plataforma).

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Existe uma série de opções de visualização do URL. Este pode ser incorporado, pode surgir numa nova janela ou, mediante opções avançadas, pode passar informações como o nome do aluno, se necessário.

Inserir e configurar uma Atividade - Fórum

A atividade Fórum permite aos participantes ter discussões em modo assíncrono.
Existem vários tipos de fórum, como o fórum standard onde qualquer participante pode começar uma nova discussão, o fórum onde cada aluno pode colocar apenas um tópico de discussão ou o fórum de pergunta-resposta no qual os alunos devem primeiro responder a um tópico (pergunta) para conseguirem ver as respostas dos colegas. O professor pode optar por permitir que sejam anexados ficheiros às mensagens, cujo conteúdo, quando são imagens, é exibido na própria mensagem.

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Os participantes podem subscrever um fórum de forma a receber notificações sempre que são submetidas novas mensagens no mesmo. O professor pode configurar a subscrição para o modo opcional, obrigatória ou opcional (ativa ao inicio) ou desativá-la. Se necessário, os alunos podem ser impedidos de inserir mais do que um determinado número de mensagens num determinado período de tempo, no sentido de impedir que alguns alunos dominem as discussões.

As mensagens podem ser avaliadas por professores ou alunos (avaliação pelos pares). As avaliações são convertidas para uma nota final que é registada no relatório de avaliação da disciplina.

Os fóruns podem ser utilizados com várias finalidades, tais como:

  • Espaço introdutório para possibilitar que os alunos se conheçam;
  • Local para divulgar informação relativa à disciplina (usando o fórum notícias, que tem subscrição obrigatória);
  • Um meio de ajuda, onde professores e alunos podem dar conselhos;
  • Um método informal de partilha de documentos entre alunos;
  • Para continuar a discussão de um assunto iniciado presencialmente na sala de aula;
  • Um local de discussão entre professores (usando um fórum oculto);
  • Para as atividades de estudos de caso, onde os alunos refletem e partilham opiniões sobre a sua solução;
  • Um espaço social de partilha de ideias.
  • Fórum standard para utilização geral:
    Fórum aberto no qual todos os participantes podem criar novos tópicos.
  • Cada participante cria um tópico Fórum:
    Cada aluno pode colocar apenas um tópico de discussão ao qual todos podem responder
  • Fórum de pergunta-resposta:
    Os alunos devem responder primeiro à pergunta antes de poder visualizar as respostas dos colegas
  • Fórum standard em formato blogue
    Fórum aberto no qual todos os participantes podem criar novos tópicos e em que cada tópico de discussão é exibido numa página com o link “Discutir este tópico”.
  • Um único tópico de discussão Fórum:
    Discussão com um só tópico ao qual todos podem responder (não pode ser usado com grupos separados)

Inserir e configurar uma Atividade - Glossário

O glossário permite aos participantes criarem e manterem uma lista de termos e definições semelhante a um dicionário.

O professor pode configurar o glossário para que seja possível anexar ficheiros aos termos. Se os anexos forem imagens, estas são exibidas junto à definição do termo. Os termos podem ser visualizados por ordem alfabética, data, categoria ou autor. Podem ficar automaticamente visíveis a todos, após serem inseridos pelos alunos ou após a aprovação do professor.

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Se ativar a opção de hiperligações ao glossário, sempre que os termos surgirem em palavras e/ou frases nos conteúdos da disciplina serão automaticamente convertidos em hiperligações ao respetivo termo e descrição no glossário.

O professor pode permitir que sejam adicionados comentários aos termos. Pode também permitir que os termos sejam avaliados pelos professores ou pelos alunos. Todas as notas atribuídas são convertidas numa nota final que é registada no relatório de avaliação da disciplina.

Os glossários podem ser úteis para criar:

  • Uma base colaborativa de palavras-chave;
  • Um espaço de identificação pessoal, onde os novos alunos podem adicionar o seu nome e dados pessoais;
  • Um recurso de consulta com as melhoras práticas sobre um assunto da disciplina;
  • Área de partilha de vídeos, imagens ou ficheiros de som;
  • Conjunto de conceitos a serem revistos e lembrados.

Saber mais sobre a atividade glossário (Inglês)

Inserir e configurar uma Atividade - Trabalho

A atividade Trabalho permite ao professor definir tarefas ou disponibilizar o enunciado de um trabalho, recolher submissões dos alunos e rever, avaliar e dar feedback.

Os alunos podem submeter ficheiros, tais como documentos word, folhas de cálculo, imagens, sons e vídeos. Em alternativa, ou como complemento, o trabalho pode incluir a submissão de um texto usando o editor de texto da plataforma. Esta atividade pode também servir para lembrar os alunos de atividades presenciais, como exames ou trabalhos, não sendo neste caso necessário submeter nenhum ficheiro ou texto. Os alunos podem submeter o trabalho individualmente ou em grupo.

Ao avaliar os trabalhos, os professores podem inserir comentários de feedback e submeter ficheiros, nomeadamente o ficheiro de trabalho do aluno com comentários ou um ficheiro de áudio com o feedbback. Os trabalhos podem ser avaliados utilizando uma escala numérica, uma escala personalizada ou um critério avançado de avaliação, como as grelhas qualitativas. As notas dos alunos são registadas na pauta da disciplina.

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  • Envio avançado de ficheiros

Este tipo de trabalho permite que os alunos enviem um ou vários ficheiros de qualquer tipo. Os ficheiros podem ser documentos , imagens, um site Web num ficheiro zip ou qualquer outro conteúdo que pretende que estes enviem.

Este tipo de trabalho também lhe permite enviar vários ficheiros de resposta à submissão do aluno. É permitido enviar ficheiros de resposta antes do aluno submeter o que pode ser usado para dar a cada participante um ficheiro diferente para trabalhar.

Os participantes podem introduzir notas parar descrever os ficheiros enviados, fazer um ponto de situação, ou prestar qualquer outra informação.

Este tipo de trabalho deverá ser assinalado como concluído pelo participante. Pode rever o estado atual em qualquer momento sendo que os trabalhos não concluídos serão identificados como Rascunho. Pode reverter o estado de qualquer trabalho ainda não avaliado, de concluído para rascunho.

  • Edição de Texto

Este tipo de trabalho requer que os utilizadores escrevam um texto, utilizando o editor de texto do Moodle. Os professores poderão durante a avaliação adicionar comentários no texto ou fazer alterações ao mesmo.

  • Envio de um único ficheiro

Este tipo de trabalho permite a cada participante enviar um único ficheiro, de qualquer tipo.

O ficheiro pode ser um documento, uma imagem, um site Web num ficheiro zip ou qualquer outro conteúdo que pretende que enviem.

  • Trabalho off-Line

É útil para trabalhos executados fora do Moodle cuja avaliação se pretende registar na disciplina. Pode ser outra atividade na web ou presencial.

  • Os alunos podem ver uma descrição do trabalho, mas não podem enviar ficheiros ou outro conteúdo. A avaliação é realizada da mesma forma e os alunos serão notificados da sua avaliação.

Inserir e configurar um Recurso - Separador

O recurso Separador permite inserir texto e conteúdos multimédia entre as hiperligações para os recursos e atividades que se encontram dentro das secções (tópicos ou semanas) da disciplina. Os separadores são muito versáteis e, quando utilizados de forma correta, podem ajudar a melhorar a aparência de uma disciplina.

Os separadores podem ser utilizados:

  • Para dividir uma longa lista de atividades com um subtítulo ou uma imagem;
  • Para exibir um ficheiro de som ou vídeo incorporados diretamente na página principal da disciplina;
  • Para adicionar uma pequena descrição a um tópico.
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Inserir e configurar um Recurso - PÁGINA

O recurso Página permite criar uma página Web usando o editor html. A página pode exibir texto, imagens, som, vídeo, hiperligações e código html incorporado, como o Google Maps.

As vantagens de utilizar o recurso página em vez do recurso ficheiro é que a Página pode ser mais fácil de aceder (por exemplo, para utilizadores que acedem a partir de dispostivos móveis) e mais fácil de atualizar.

Uma página pode ser utilizada para:

  • Apresentar os termos e condições ou o programa da disciplina;
  • Para incorporar vários vídeos ou ficheiros de som, juntamente com um texto explicativo.
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Inserir Vídeo

O recurso Página permite criar uma página Web usando o editor html. A página pode exibir vídeo, texto, imagens, som, hiperligações e código html incorporado, como o Google Maps.

Uma página pode ser utilizada para:

  • Para incorporar vários vídeos ou ficheiros de som, juntamente com um texto explicativo.
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O recurso Separador também permite inserir vídeo,  entre as hiperligações para os recursos e atividades que se encontram dentro das secções (tópicos ou semanas) da disciplina. Os separadores são muito versáteis e, quando utilizados de forma correta, podem ajudar a melhorar a aparência de uma disciplina.

Os separadores podem ser utilizados:

  • Para exibir um ficheiro de vídeo incorporado diretamente na página principal da disciplina.

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