eLearning IPS

O curso eLearning IPSantarém será ministrado na modalidade b-learning, combinando sessões presenciais com a aprendizagem on line.

A estrutura modular deste curso, com quatro semanas de duração, caracteriza-se por não ser totalmente a distância, contando com três sessões presenciais: no início, no meio e no final do mesmo.

No início deste curso, os formandos são convidados a explorar mais detalhadamente a plataforma de aprendizagem Moodle, que já utilizam.

Este curso é constituído por quatro módulos, cada um deles dispões de diversos tipos de materiais pedagógicos e atividades específicas, sendo que as de caracter mais teórico e reflexivo deverão ser colocadas no portefólio e as de caracter mais técnico-pratico, deverão ser entregues em espaços apropriados para o efeito no módulos respetivos.

Para a apresentação de dúvidas, troca de conhecimentos e experiências, e ainda para o acompanhamento constante do formando privilegiamos o contato assíncrono (via email) e síncrono (via chat e/ou conferência).

Não queremos que este seja apenas um curso em formato e-learning, queremos ser uma equipa de formadores inteiramente dedicados a si.

Apostamos na interatividade entre aprendentes. Acreditamos num sistema pensado por profissionais com diferentes perfis na área da educação, para que possa aprender e sentir-se realizado ao fazê-lo.

Queremos coloca-lo em primeiro lugar, para tal pode contar com uma equipa disponível para acompanhar todo o seu progresso e garantir o sucesso do seu trabalho. Quando e onde quiser!

Módulo I – Conceitos Fundamentais

Conteúdos:

  • O  eLearning – Terminologia, recursos e contextos de aplicação.
  • O e-Learning – Qualidade e boas práticas

Atividades

1 – Ler o artigo da wikipédia sobre e-Learning e o artigo e-Learning; Reflexões em torno de um conceito.
2 – Ir à Base de conhecimentos da disciplina e defina (preferencialmente por palavras suas) pelo menos dois conceitos que considere importantes. Não hesite em alterar definições que considere incompletas, confusas ou erradas e acrescentar novos termos.
3 – Realize um trabalho individual incidindo sobre a Proposta  de carta de qualidade para o e-Learning. Para tal poderá optar por:

a) Um dos 5 primeiros pontos da proposta.
b) Um dos requisitos, domínios ou critérios enunciados no ponto 5.
Nota: Esse trabalho poderá assumir a forma que desejar (texto, PowerPoint, vídeo, blog,podcast….) e deverá ser incluído ou referenciado no ePortefólio.

4 – Em Setembro de 2013 foi produzido o documento Linhas de Orientação para a Qualidade do eLearning no Instituto Politécnico de Santarém. Vamos discuti-lo no respetivo Fórum. Para além da qualidade também são bem vindos tópicos sobre outros aspetos da implementação do eLearning no nosso Instituto.

23 junho sessão presencial das 10 às 13 horas na sala de informática B

Módulo III – Ferramentas de apoio ao desenvolvimento de cursos em eLearning

Conteúdos:

  • O tratamento de imagem e editores de imagem open source.
  • A captura de ecrã: apresentação e as potencialidades de software específico.
  • O serviço de videoconferência do Google Hangouts.

Atividades

Atividade 1

  1. Ver o tutorial sobre como redimensionar uma imagem com o PIXLR.
  2. Digitalizar uma foto e guardá-la no computador. 3.Redimensionar a foto utilizando o software free PIXLR.
  3. Gravar novamente a foto com as alterações realizadas.
  4. Enviar a foto trabalhada.

Atividade 2

  1. Ver o tutorial de apoio à realização da atividade sobre o CamStudio.
  2. Instalar o software, open source CamStudio (se já tiver outro software de captura de ecrã instalado no seu computador, não é necessário realizar este ponto desta atividade).
  3. Capturar 15 segundos, utilizando um “software” à sua escolha onde, para além da gravação de ecrã, deverá incluir uma pequena narração áudio.
  4. Gravar a captura.
  5. Enviar a gravação.

Atividade 3

  1. Utilizar o fórum de discussão para expressar a sua opinião sobre as vantagens e desvantagens de um sistema de videoconferência.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

Online

DURAÇÃO

6 semanas

5 horas de estudo / semana

DATA

De 23 a 30 de junho

Tendo em conta que o curso é totalmente livre e sem a necessidade realizar a inscrição, pode gerir a aprendizagem ao seu ritmo.

CONDIÇÕES DE ACESSO

Curso livre

AUTORES

Tea Caddy Tea Cup and Saucer Sets